quarta-feira, 18 de abril de 2007

A Luzinha...

A Luzinha apareceu assim, do nada, mais ninguém deu por ela ali, esvoaçante e pequenina à saída da estação terminal, em S. Bento, no Porto.

Era um desses dias de abril, talvez o decimo oitavo... Um desses em que o sol brilhava quase como no verão. Mas o pólen irritava-me o nariz, por ser abril e por a brisa me acariciar assim, suavemente.

A minha Salvação foi lembrar-me de ir para o rio, onde o polen ja vinha fresquinho. Ela esvoaçava ao meu lado. Não me disse de onde veio mas eu percebi logo que viera das estrelas. Notava-se pela forma de andar e pela maneira como piscava os olhos. Mas só tive a certeza disso quando ela me contou que conhecera o princepezinho, ele que morava - sabia eu - num planeta distante, perto das estrelas. Quando me contou isso, eu vi fosforescer um brilho distante nos seus olhos azuis clarinhos, que alumiou as sardas pequeninas do seu rosto esguio de pele clarinha. E nesse instante eu tive a certeza.

O sol estava a descer vermelho sobre a foz, deixando o céu de uma cor vibrante, deixando as casas de uma cor vibrante, deixando-me a mim vibrante, mas de uma cor diferente, ainda mais intensa por receber os brilhozinhos que a Luzinha me enviava. Pairava alegria à nossa volta e gaivotas.

Depois disso ela despediu-se de mim, dizendo que tinha de ir visitar a mãe que morava no centro da terra. Uma senhora muito responsável, que tinha de manter o centro da terra bem quente e limpinho, para que nós, os seres humanos pudessemos viver a nossa vida descansadinhos, sem que nenhum vulcão irrompesse assim no meio de nenhures. E então, lá foi ela. Assim como apareceu, desapareceu também para debaixo da terra, mas não sem antes me dizer que depois de visitar a mãe nos voltariamos a encontrar.

3 comentários:

Anónimo disse...

..
Obrigada!!!
.
...
.
.
..........
..
.
.
na linguagem das estrelinhas...
dos telhados com escamas de peixe...
dos cometas ao espaço interior....
.
.....
..
.
obrigada...

Breix disse...

acho que sei quem era essa luzinha no porto...hmmmm...pelo que me parece era o...Emplastro!
:D lol

(boa imaginação, meu puto little village)

cigana disse...

gud, bery bery!! :O) gosto destas metaforas co travinho a sucre!! lol *